quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Sou fã dos bonecos estranhos!

Sou fanático por bonecos de ação. Coleciono-os desde que me entendo por gente (e isso faz muito tempo). Sempre apreciei os bonecos mais criativos e inovadores, independente do personagem, da história, desenho ou filme do qual foi extraído, independente da marca e da qualidade de produção. Claro que estes são elementos fundamentais pra que o boneco seja mais rico em detalhes e tal, mas o que aprecio mesmo é a originalidade. Tendo a gostar dos mais estranhões, dos mais diferentes. Daqueles que as pessoas menos compram, porque acham feiosos (a maioria delas, porque já encontrei gente que pensa igual a mim).

Um exemplo é que vi o boneco do desenho Ben 10, o Ultra T, sendo vendido como surpresa do Mc Lanche feliz, e o curti na hora! Até então, tinha ouvido alguém mencionar Ben 10, mas nem ligava (continuo não ligando, aliás). Achei o boneco interessante, pesquisei sobre ele, descobri que em inglês seu nome é Upgrade e li que o personagem é um alien formado de metal líquido, capaz de invadir sistemas ou aparelhos high-tech e alterá-los, fazendo upgrades quando deseja. Sua aparência é bem estranha, parece um monstro de piche incolor-fumê se derretendo, com um daqueles capacetes macabros de mergulhador das trevas. Pois é, o layout me agradou e pronto. Comprei o Ultra T. Levo ele todo dia pro trabalho e ponho em cima do computador. E ele me observa trabalhar, com seu monóculo (acho que é um olho o círculo verde que está na cabeça dele).

O chato é que ele substituiu outro boneco que estava há tempos em cima do computador do meu trabalho, o Slotsky. Slot é um xodó de infância. Se não me engano, o comprei quando tinha 10 anos de idade. Tinha ganho dinheiro para comemorar meu aniversário. Fui ao shopping com 4 amigos e compramos todos os vilões da série Power Rangers da época (Olhando assim, nem parece! Power Rangers passa até hoje, com novas histórias e personagens... Só agora vejo que não mudou muita coisa, mas sei que na época eu curtia).


Sobre o Slotsky, eu nunca cheguei a vê-lo num episódio dos Rangers, mas sei que lá nas Lojas Americanas ele foi o primeiro que escolhi, justamente por ser o mais diferente de todos. Em seriados como os Changeman, Flashman, e por conseguinte, Power Rangers, o vilão principal do grupo costumava mandar os seus servos mágicos (Guioday, Medusã, enfim...), criarem os monstros. Eles aplicavam um feitiço numa criatura ou objeto da Terra, este ganhava vida e saía para passear, destruindo a cidade. E o Slotsky, pelo que se vê, nasceu de uma máquina de caça-níquel! Perfeição!

O boneco é bacana: em seu peito tem uma roleta que gira exibindo ícones de sorte e azar, quando a alavanca na lateral é baixada. O seu chapéu com o letreiro "Gold Rush" (Investida de Ouro) também gira, mas de modo mais lento (é um pouco travado; sempre foi assim). Acho massa a cor dele, ferrugem, que até hoje mantém seu brilho. Em vez de mãos, ele tem um ganho no braço direito e um enorme e vermelho ímã em formato de "U" no esquerdo. Lembro que quando eu travava batalhas quando guri, eu fazia uma voz rouca e bricalhona para ele, como se 'destruir' fosse a sua maior diversão. O seu ímã não atraía apenas metais, mas tudo que ele desejava: bastava ele puxar a alavanca para saber o nível dos elementos que ele atrairia. Se tivesse azar, não atraía nada. Com sorte, atraía o que quisesse (era como o Duas-Caras fazia com a sua moeda).

Pois é, Slotsky está descansando em casa agora. Ultra T (ou Upgrade) é o novo guardião do computador, e está se saindo bem. Fica com um efeito legal, quando a luz do sol bate na janela e atravessa seu corpo fumê, ou quando se coloca uma lâmpada por trás; parece feito de água de pia, como dizem. É estranho, mas bonito. Ainda não pensei na voz dele. Acho que é porque ele não tem boca...

Ah, falando em bonecos criativos, tem o detalhe da vez: uns imbecis brincaram de inovar: inseriram ímãs dentro dos cocôs do Tanner, o cãozinho da Barbie, para serem atraídos com a pá de lixo da boneca... E o que aconteceu depois? Deu merda! (por mais irônico que pareça...) Produtos deste tipo oferecem perigo às crianças. A Mattel Inc. está fazendo um recall imenso de produtos... 21,8 milhões de brinquedos em todo mundo... Fala sério...

De fato, a criatividade não é um dom de todos...

Poderiam fazer uma Barbie faxineira, que organiza os móveis na casa, limpa os objetos... ou uma Barbie gari, que recolhe o lixo, fazendo coleta seletiva... tudo isso é viável, e acaba sendo educativo... Mas... cocô-magnético?... Não, por favor.

Quem deram prejuízo também foram: as figuras magnéticas do Batman e a linha quase inteira da Polly... Em pensar que no Brasil, mais de 850 mil produtos foram comprados entre 2002 e 2007...

Te cuida, Mattel!!!

Nenhum comentário: