Sim, mas nós, brasileiros, precisamos ousar também! Por que não? É assim que se aprende a escrever sobre temas aqui inéditos: na prática!
Vendo alguns pôsteres da novela, comecei a gostar da idéia (mesmo sabendo que fazer uma imagem do tipo não é difícil). Pensei em apostar as fichas pra saber que rumo o tema tomaria dentro de uma novela - produto audiovisual que depende do ibope pra avançar ou retardar o enredo (isto quando não ocorre o absurdo de mudar o diretor no meio dela). Mas e aí?
Caminhos do Coração, do autor Tiago Santiago e direção de Alexandre Avancini estreou nesta terça-feira, dia 28 de agosto.
Vamos começar uma análise, bem resumida, pra não se estender tanto:
INÍCIO: terraço de um prédio do Guarujá, São Paulo. Neo e Morfeu são da Polícia Federal e conversam com alguns dos seus companheiros. Sim, Neo e Morfeu, de Matrix. Ou quase isso. Leonardo Vieira is Neo. E está com seu parceiro, um cara idêntico a Morfeu, com o jeito de Morfeu e com o design dos óculos escuros igual aos de Morfeu. Ambos com fardas pretas, da PF. Eles conversam sobre um plano:
OBJETIVO: roubar um valioso livro do vilão chamado Figueroa, um coroa rico.
METODOLOGIA: Eles irão voar de helicóptero até o prédio de Figueroa e planar sobre ele. Daí Neo-nardo-Vieira descerá pela corda, enfrentará os agentes de Figueroa, entrará em seu escritório, desativará o sistema do cofre e pegará o livro. O plano é esse.
Daí, Neo pergunta: "Mas será que o Figueroa não irá perceber isto?"
E Morfeu responde, com seu ar imponente e esperto, típico do mentor de Matrix: "Figueroa não irá perceber porque quando nosso helicóptero estiver planando sobre o prédio, porque um carro irá explodir na frente dele. E isso irá distrair Figueroa, enquanto você desce de corda pro terraço".
Ok...
Daí o plano inicia e tal... e quando o carro explode lá na frente, Figueroa, que tava dentro do prédio, curtindo ao lado de duas gatas, sai na rua e diz mais ou menos assim: "Céus! Explodiram o carro do segurança! Que horror... mas... peraí... o que é que aquele helicóptero está fazendo ali em cima?? Ei, é uma armadilha! Atrás deles, pessoal!!!"
FALA SÉRIOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!
Tinha jeito mais absurdo de planejar um roubo de um livro??! Daí Neo-nardo-Vieira, que interpreta Marcelo (meu xará, droga!) sai lutando pelo caminho com os agentes de Figueroa... faz umas lutas bestas, pega o livro, é abordado pelo vilão... e aí, rola o diálogo mestre:
NEO: "Figueroa, você perdeu".
FIGUEROA: "Eu nunca perco. Eu sempre venço".
Ok. He-man Vs Esqueleto.
Bom, mas essa é a parte dos policiais. Vamos à parte dos mutantes, que é mais divertida ainda:
A primeira mutante que aparece é a garota Tati, filha de Neo-Vieira. Ela tem telecinésia - mexe as coisas com a mente - vide Jean Grey. Ela está na sala ao lado da mãe, e tenta mexer um ovo sobre a mesa, usando seu poder. Ela consegue levitar o ovo (efeito ótimo, sério mesmo!), daí ele cai e se espatifa no chão.
TATI: "Desculpa, mãe... eu não consigo controlar"...
MÃE: "Tudo bem, filhinha..."
TATI: "Mãe, porque eu sou diferente"?
MÃE: "Ah, sei lá, é normal... tipo, você tem um dom, que é uma coisa que ninguém tem..."
TATI: "Uma maldição!!!"
Os diálogos são surreais. Os roteiristas estão entregando o peixe inteiro de vez! Foram mostrados vários mutantes no 1º capítulo, e todos eles parecem contar pra todo mundo o que ocorre com eles. Tudo bem que com os que são crianças, isso era de se esperar... Mas tem um personagem adulto (uns 22 anos) que tem o poder de ler os pensamentos... Numa única cena ele lê os pensamentos dos seus familiares e na mesma hora que lê, denuncia a pessoa! E todos respondem: "Pare de fazer isso Fulano, pare de ler minha mente, você faz isso desde pequeno!". Esse tipo de "denúncia" de poder ocorreu com todos os mutantes mostrados.
O que mais me incomodou foi o argumento da cientista que diz ter iniciado o experimento da mutação na clínica que trabalha. Sem demonstrar nenhum teor científico, nenhum domínio sobre o conteúdo que dizia, ela falou que fez o experimento porque queria "melhorar os humanos". E disse APENAS ISSO!!! Não informou nenhum dado, nenhuma teoria ou estatística, nenhum número!!!
"Melhorar os humanos?" Transformar gente em lobisomem? Colocar asas de pássaro nas costas? Dar olhos de águia a uma criança? Mas a melhor parte é: ela afirmou ter misturado gens humanos com os de animais... Agora pensem: qual é o animal que lê os pensamentos dos outros mesmo??! Coelho? Girafa?...
Todos os diálogos são completamente mastigados. Parece que desconfiam da inteligência dos telespectadores... Tudo bem que o público-alvo de uma novela, em geral, é bem diferente de um público que assiste a seriados, que é mais paciente, que procura investigar a trama enquanto ela acontece, e não apenas joga as pernas pro ar no sofá e recebe a lufada de imagens lavadas e nuas.
Mas talvez eles não saibam escrever mesmo... Já estão contando o argumento inteiro de vez... Fico me perguntando qual será a trama verdadeira, ou os ápices dela.
E aí? Vamos aguardar...
Por enquanto, dou nota 10 apenas pros efeitos especiais. A cena do garoto The Flash correndo a mil por hora na estrada de barro ficou muito bacana. A da garota levitando o ovo também. Até os pulinhos básicos do garoto lobisomem.
Não quero nem falar muito sobre o título "Caminhos do Coração"... Talvez isso seja pra salvar a novela, caso o ibope esteja baixo e eles queiram eliminar os mutantes, transformando a obra num caso de amor, com direito a casamento no final.
Detalhe no pôster ao lado, do cara que lê os pensamentos... Olhem a expressão psicopata de "Eu vou ler a sua mente"...